Informações úteis para o cuidado de produtos feitos de algodão

Atualizado: Abr 9

O algodão é a fibra mais usada pela indústria têxtil no mundo e nossa principal matéria prima. Nosso país esta entre os 05 maiores produtores de pluma, e é o maior fornecedor de algodão sustentável do mundo, porém é muito comum encontrarmos clientes com dúvidas quanto a sua conservação.


Pensando nisso, separamos algumas informações para você saber antes de comprar um produto Mundo Céu, e para te ajudar a cuidar da peça que você já comprou. ;)





De olho na etiqueta

Assim como a bula de um remédio, a etiqueta traz, de maneira resumida, informações importantes da sua peça de roupa e orientações para o bom uso dela. Além disso, elas também dizem sobre a maneira correta para a lavagem e secagem, além de trazer informações sobre o local de origem. Na Mundo Céu utilizamos apenas tecidos naturais, alguns deles precisam de cuidados específicos e é na etiqueta que você vai encontrar informações sobre o que fazer.



Símbolo de passar a ferro: com um ponto dentro, significa que a roupa pode ser passada em temperatura baixa (máximo 110ºC). Já com dois pontos é com temperatura média (máximo 150ºC). E com três, a temperatura é alta (máximo 200ºC). Se tiver um X, a peça não pode ser passada a ferro. Lembre-se, ao passar a ferro com temperatura superior ao indicado, as fibras ressecam e se tornam ásperas e, pior, dependendo do tipo de fibra, o dano pode ser irreversível.



Símbolo de secagem: com um ponto dentro, significa que pode ser à máquina de secagem; quando há dois é preciso usar a temperatura normal. Se tiver um X, não pode ser em máquina. Com um traço vertical, deve ser feita com a roupa pendurada. Se possuir DOIS traços verticais, deve ser pendurada, mas não se pode torcer. Com umtraço horizontal, deve ser feita em um plano e com DOIS, em um plano sem poder torcê-la. E, por fim, um traço diagonal na ponta superior esquerda – atribuído aos símbolos de secagem plana ou vertical – instrui que deve ser na sombra.



Símbolo de alvejante: o triângulo representa o uso de alvejante, se for BRANCO indica que pode usá-lo caso seja necessário. Os TRAÇOS DIAGONAIS permitem a utilização de branqueador com oxigênio, enquanto o X por cima proíbe a utilização de qualquer tipo de branqueador.



Símbolo de lavagem: chamado de tina, é acompanhado por um número que expressa a temperatura máxima da água em que a peça de roupa deve ser lavada sem sofrer danos. Quando NÃO possuir um traço embaixo, indica que a peça pode ser lavada à máquina no ciclo normal; com UM traço embaixo, deve ser em ciclo delicado; DOIS traços é para quando a lavagem é em ciclo delicado e a roupa não pode ser torcida. O símbolo de uma MÃO dentro instrui que a lavagem da peça deve ser apenas manual; e um X, identifica que a peça não deve ser lavada à máquina.



A ETIQUETA É O MANUAL DA SUA ROUPA


Não importa o preço da sua roupa, cuidar bem é uma prova de amor, não só a você ou às suas finanças, mas também ao meio ambiente. Uma peça bem cuidada dura mais, e a melhor forma de fazê-lo é seguindo as instruções da etiqueta. E se a peça for ainda 100% algodão, quando você cansar dela, pode levar para reciclar. Isso mesmo! Quanto mais puro o tecido, ou seja, sem misturas de fibras, melhores são as chances de voltar para o ciclo de vida, transformando-se em novas peças.




É importante também tomar cuidado quanto a enxagues e exposição ao sol; falaremos disso em um outro post.


Até lá! :)


fonte:

https://soudealgodao.com.br/aprenda-a-interpretar-as-informacoes-da-etiqueta-da-roupa/




38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo